Lena Maciel

Lena Maciel

Lena Maciel

ROTEIRISTA E DIRETORA | Oficina de argumento audiovisual

Lena Maciel  é roteirista  e diretora na Pitanga Filmes. Trabalhou como assistente de direção de filmes publicitários junto a produtoras como Zeppelin Filmes, Produtora Associados, Mixer e O2. 

Em 2010, junto com a Box 1824, criou uma linguagem capaz de comunicar estudos densos e racionais de um jeito emocional e divertido, associando pesquisa de tendência e comportamento ao suporte vídeo. Esse trabalho atingiu mais de 2 milhões  de views em canais como Vimeo e Youtube.  

Desde 2013 escreve conteúdo para projetos audiovisuais e atualmente está desenvolvendo o longa “Lica Pode Tudo” junto à Otto Desenhos Animados, contemplado em edital.

Oficina de argumento audiovisual:

A proposta da oficina é praticar a escrita criativa utilizando nossa habilidade inata de contar histórias. A abordagem se dará através de um exercício com base num sonho previamente transcrito que cada aluno deverá trazer para a aula. A partir dessa transcrição vamos estabelecer o protagonista, seu objetivo / obstáculo e criar um arco dramático para a história.

Foi através dessa prática que a roteirista ministrante destravou seu potencial criativo quando decidiu escrever profissionalmente. O resultado desse estudo está em:https://tudodepapel.tumblr.com/.

OFICINA: A Narrativa dos Sonhos – criando histórias enquanto dormimos

HORÁRIO: Das 9h as 11h30

LOCAL: Hub Garimpa Festival – Pitanga Filmes(Fábrica São Geraldo – Av. São Paulo, 895 – Quarto Distrito)

PÚBLICO–ALVO: homens e mulheres, a partir de 21 anos. Estudantes, escritores, roteiristas iniciantes, e pessoas em geral que estejam em busca de exercitar seu potencial criativo através da escrita de ficção em formato curto.

MATERIAL DE APOIO: um sonho transcrito que deverá ser trazido pelo próprio aluno. Papel e caneta. Textos de referência da roteirista ministrante da oficina.

RESULTADO DA OFICINA: a escrita de um argumento audiovisual tendo como base a narrativa inconsciente produzida no sonho.