BS Festival 2k19 recebeu mais de 4 mil pessoas em jornada de três dias

A terceira edição do BS Festival 2k19 encerrou neste domingo, 18 de agosto, com mais de 4 mil pessoas circulando – entre atividades pagas e gratuitas – e 2500 inscritos, que curtiram três dias de inovação e criatividade. Foram mais 100 palestras em 10 hubs, 12 atividades paralelas, festas, música, arte e gastronomia. O quarto distrito foi ocupado pelas “ovelhas negras” que circularam entre os hubs. A diversidade foi o tema central dessa edição que recebeu Karol Conka na abertura de sexta a noite, num estilo dinâmico e musical; sábado foi dia de ocupação do bairro e pluralidade de conteúdos e atividades e domingo, o público se reuniu novamente em um mesmo ambiente com palestras mais leves. O evento ainda contou com a presença internacional de Orkut Buyukkokten, criador do Orkut.com e CEO da Hello. O BS Festival é promovido pelo Black Sheep Project e Grupo Austral. 

Para os fundadores do Black Sheep Project , João Ramos e Wayner Bechelli, esta, sem dúvida, foi a melhor edição do festival, que não só cresceu em tamanho e visibilidade, como se consolidou como um evento que tira as pessoas da zona de conforto, questiona e inova, inserido nos propósitos do projeto, que é democratizar a inovação. “Estamos muito felizes e agradecemos todos os parceiros e público que fizeram deste um festival incrível. Nesta edição sentimos que alçamos novos voos com a marca BS Festival em termos de visibilidade e personalidade do evento, e também cravamos nossa bandeira no quarto distrito, mostrando que a economia criativa de Porto Alegre pulsa por aqui e que tem espaço para todos que queiram contribuir com essa construção coletiva”, avaliou Wayner.  E a data do BS Festival 2020 já pode ser colocada na agenda das ovelhas negras: 14 a 16 de agosto.

Um dos pontos centrais do Festival foi o Nau Live Spaces, local que ainda nem inaugurou no quarto distrito. “Para nós foi incrível esta parceria com o BS Festival. Apesar de ainda não estarmos prontos (o Nau abre em novembro de 2019), arrumamos nossa casa pra que pudéssemos receber o Festival. E não poderia ter sido melhor, superou as nossas expectativas”, afirmou Camila Borelli, proprietária do Nau. Ela conta que em breve o Nau abre as portas com um espaço vivo, que vive e respira a colaboração, inovação e diversidade. “Teremos uma operação de coworking, além de todas as instalações de um complexo corporativo, espaços destinados a eventos e um grande food hall, com gastronomia e entretenimento”, completa Camila.

A Fábrica do Futuro também foi um dos hubs, que recebeu o festival pelo segundo ano consecutivo. Francisco Hauck, CEO da Fábrica, destacou o alinhamento de missões das duas iniciativas. “Recebemos uma edição do BS ano passado, antes mesmo de termos inaugurado a Fábrica do Futuro, então o envolvimento das duas marcas foi algo natural. A gente espera que todos possam crescer junto com os demais players do quarto distrito. Nosso sentimento é de satisfação de ver a evolução do Festival”, disse Hauck.  

“Gostei muito! A ideia de ter hubs pelo 4º distrito todo foi ótimo. O evento estava bem estruturado. Gostei bastante da qualidade dos painéis. No painel que conduzi, sobre o futuro da alimentação tivemos visões bem complementares”, avaliou Paulo Renato Ardenghi Rizzardi, co-fundador Startup Cozinhe.me e Diretor de Inovação de Porto Alegre.

No sábado, o evento contou com a presença do Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, que circulou pelos hubs, acompanhado de sua esposa e filho para conhecer a proposta, e comentou: “O BS Festival colabora para que o Quarto Distrito tenha modificações positivas. Então, estou bastante entusiasmado, não somente com os empreendedores, mas também o público que prestigia”.

Mensagem do Orkut – Após quatro dias em Porto Alegre e no último dia do festival, Orkut deixou sua mensagem: “O BS Festival foi um evento único, que tratou de diversidade e de originalidade, representando uma excelente oportunidade para refletirmos sobre nossos comportamentos nas redes sociais. A mensagem que deixo para Porto Alegre é que virtudes como bondade, coragem, autenticidade, expressão e principalmente amor são fundamentais para relacionamentos virtuais mais saudáveis, em que fortalecemos nossa verdadeira conexão. Amo o Brasil e em breve espero estar de volta, pois adoro estar e me sentir perto dos brasileiros”.

O BS Festival 2k19 teve patrocínio do Grupo RBS; apoio da Sinergy Novas Mídias, Lojas Lebes, Nau Live Spaces, 99 POP, Get Premium, Reply, TRIS, ThoughtWorks e Salva Craft Beer. A programação cultural foi financiada  pela Lei de Incentivo a Cultura.