Coworking e Coliving: novos modelos para trabalhar e viver

Coworking e Coliving: ambos termos estão ganhando cada vez mais espaço entre os novos modelos de se viver e trabalhar. Eles também estarão presentes no BS Festival 2k19, que acontece de 16 a 18 de agosto, em Porto Alegre.  Os convidados serão Lucas Costa, Community Manager do WeWork em Porto Alegre, e Ricardo Neves, CEO da Oka Coliving. Ambos vão expor suas ideias e experiências no mundo do trabalho e da moradia sob as novas perspectivas que surgem no mercado. O BS Festival 2k19 é realizado pela Black Sheep Project e Grupo Austral. Neste ano o slogan é “A Ovelha Negra dos Festivais”.

No caso de Lucas Costa a sua presença no BS vem acompanhada de uma novidade em Porto Alegre para 2019: a abertura do WeWork na cidade. A empresa se tornou a maior rede de coworking do mundo e já tem 19 unidades pelo Brasil. Em sua palestra o profissional abordará a questão da tecnologia a serviço da humanização das relações profissionais, buscando levantar reflexões sobre a evolução do conceito de trabalho até hoje. O coworking, como ele mostrará, é um fos modelos atuais que mais vem crescendo pelo mundo.

Nesse mesmo conceito de espaços compartilhados está o coliving. Para isso, o CEO da Oka Coliving, Ricardo Neves, tratará sobre a ideia de economia compartilhada e futurismo como inspirações para criar a Oka no painel “Moradia Urbana do Futuro, como será?”. Segundo ele, há poucas tendências no futuro da moradia além do coliving no Brasil. “Há dois principais obstáculos para o coliving no país: a falta de investimento no novo formato pela baixa confiança dos investidores no público jovem e uma falta de cultura de moradia estudantil mais independente aos jovens”, explica ele. Ainda, ele salienta que o coliving colabora para aumentar a noção de cidadania. “Morar com mais pessoas lhe torna mais consciente de suas responsabilidades e mostra as belezas de pertencer a um grupo” diz Ricardo, acrescentando que a palestra no BS Festival 2k19 é voltada a todos que desacreditam que esse modelo de moradia pode dar certo no Brasil.

Ambas palestras devem refletir o futuro e as tendências que vem ganhando cada vez mais espaço principalmente no contexto nacional. Assim, o BS Festival firma-se como um evento diferenciado e voltado a refletir o futuro que já está sendo vivido.